Você sabe quando procurar um ortopedista?

Atualizado: Jun 9

O médico ortopedista é responsável por todo cuidado, diagnóstico e tratamento relacionado ao sistema locomotor. Assim, de maneira mais objetiva, ele nos ajuda com lesões, dores e problemas ósseos, musculares ou nos nervos.

Os ortopedistas podem avaliar todas essas estruturas ou se especializar em cada uma delas, podendo ser:

- Coluna

- Quadril

- Ombro

- Mão

- Punho

- Cotovelo

- Pé

- Tornozelo

- Joelho



As dores e doenças que o ortopedista pode tratar

As dores crônicas e agudas dependem muito da resistência e do histórico de cada paciente, bem como a gravidade da lesão, desgaste ocorrido e há quanto tempo essa dor está dando alertas no corpo do paciente. Por isso, a distinção de quando procurar um médico ortopedista é muito relativa e particular. O paciente deve estar ciente de seus sintomas e da importância de buscar ajuda.

É importante dizer, porém, que em todos os casos ortopédicos, quanto antes você detectar algo diferente nessas regiões do seu corpo, é indicado que procure orientação especializada - assim você minimiza o agravamento das lesões e aumento do desgaste e das dores.

Temos a tendência de suportar alguns incômodos, crendo que logo passarão. Mas esse período de espera pode ser crucial para a melhora mais rápida e solução de qualquer problema locomotor no seu corpo. Quando a dor se transforma em crônica - após uma média de 3 meses de dor constante - o quadro deve ser avaliado por um ortopedista, sem exceção.


Alguns sinais mais comuns de dores e desconfortos podem nos ajudar a entender quando procurar um médico ortopedista:

- Dores nas costas, pescoço, juntas ou qualquer outra área específica ou generalizada, a dor é sempre um sinal muito claro

- Rigidez nos movimentos

- Cansaço sem um esforço notável

- Calor, formigamento ou sensibilidade nas articulações

- Casos emergenciais de qualquer tipo de lesão ou fratura


O ortopedista deve avaliar seu histórico médico, esportivo, hábitos diários, atividade profissional e uso de medicamentos - esse acolhimento é essencial para entender seu estilo de vida e o que pode gerar sua dor ou desconforto. Isso acontece em casos normais, sem que tenha havido uma lesão grave e inesperada.


O médico ortopedista tem sido muito procurado de alguns anos pra cá. O motivo é o estilo de vida das pessoas e os maus hábitos.

Vivemos de maneira mais sedentário, com trabalhos intensos por horas intermináveis. Postura ruim, movimentos repetitivos, pouco exercício físico e má alimentação são fatores que podem contribuir para o desgaste das articulações, ossos e, principalmente, para a coluna. As doenças mais comuns atualmente são:

- Problemas de coluna

- Artrose

- Artrite

- Bursite

- Tendinite

- Síndrome do túnel do carpo



Essas e outras doenças podem estar relacionadas ao seu estilo de vida.

O ortopedista é especialista em fraturas, rupturas de ligamentos, e lesões do esporte - pois ao contrário dos pacientes mais sedentários, a alta performance e alto nível de exigência dos esportistas também podem gerar problemas ortopédicos.


Seu médico ortopedista deve estar apto a diagnosticar, solicitar exames, indicar medicamentos e acessórios de correção e auxílio da recuperação e tratamento, além de indicar e praticar cirurgias sempre que necessário. Confiar no seu médico ortopedista é essencial - qualquer erro pode alterar ou dificultar sua recuperação.

O médico ortopedista também pode indicar e trabalhar em conjunto com médicos fisioterapeutas que podem auxiliar o paciente na recuperação de movimentos e alívio das dores agudas ou crônicas.

Fisioterapeutas e ortopedistas devem trabalhar em conjunto, auxiliando o paciente com suas técnicas e conhecimento. Uma especialidade médica não exclui a outra de modo que o trabalho em conjunto potencializa os resultados e minimiza o tempo de tratamento, auxiliando o paciente com dores.


Seja qual for o seu caso, agende um horário com seu ortopedista de confiança, mantenha o funcionamento do seu corpo em plena forma e melhor, sem dores.



Deseja saber mais sobre a Clínica Fipi Ortopedia? Entre em contato pelo link abaixo

https://www.ortopedistaemmaceio.net/

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo